quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Quais dinossauros estavam sendo exibidos, ou iam ser, em Jurassic Park?

Logo de Jurassic Park. Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Jurassic Park ia ser um zoológico gigante com dinossauros trazidos de volta a vida por engenharia genética. Nesse parque podíamos apreciar de perto essas majestosas criaturas antigas. O parque planejava abrir em 1994 e, uma vez que o parque tivesse exito, um segundo parque provavelmente seria aberto em uma ilha na Europa. Abaixo tem um mapa do parque:

Mapa do parque de dinossauros mais famoso.

 Este parque foi construído em fases e aqui irei mostrar o que estava em cada fase:

Fase 1 - Anterior a abertura (pre-fase)

 Nessa fase do parque, ele estaria quase aberto, e teria boa parte das atrações que vimos no filme, como restaurantes, hotéis, etc. E talvez o mais importante o tour pelo parque, onde veríamos os dinossauros.

Imagem do filme de 1993 dos protagonistas chegando ao Centro de Visitantes.
 Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Nesse Resort podíamos ficar em hotéis e nos alimentar em restaurantes luxuosos. Podíamos ir ao Centro de Visitantes, onde tinha restaurantes, lojas, um laboratório, o qual tinha a função de ser exibido ao publico, uma sala de cinema em circulação, onde os visitantes veriam informações interessantes de como eram clonados os dinossauros entre outras atrações interessantes. Esse local foi construído para ser uma área de recreação, mas também haviam locais que não eram abertos ao publico como a sala de controle e a sala de embriões, isso por questão de segurança.


Interior de um dos restaurantes do parque.

Outra das principais atrações era o tour com um 4X4 Ford Explorer 93'. Esse tour foi denominado como Park Drive. Este recorrido autoguiado iniciaria no Centro de Visitantes, passando pelos recintos dos dinossauros em exibição e voltando de novo ao Centro de Visitantes.

Imagem do filme de 1993 dos Ford Explorer indo ao tour.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 No filme John Hammond diz que pretendia lançar algumas novas atrações a cada 6 ou 12 meses. Primeiramente falaremos dos que estava já exibidos em 1993, chamarei de Tour 1 e depois, quando for para o outro chamarei de Tour 2.

Tour 1

Ford Explorer numero 05, onde estão Alan grant, Ian Malcon e Ellie Sattler.
 Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 De acordo com o mapa no inicio do post, os recintos onde este tour passaria estavam ao leste da ilha. Durante o tal trajeto iriamos visitar os recintos dos dinossauros que mencionarei a seguir (em ordem alfabética):

-Brachiosaurus brancai

Brachiosaurus com um humano mostrando seu colossal tamanho.
 Este desenho foi feito pela escola de arte de Stan Winston.

 Dentre todos os dinossauros de Jurassic Park em 1993, o Brachiosaurus é o maior animal da ilha. Estava presente em seu próprio recinto junto a Parasaurolophus. No mapa acima podemos ver que esse animal compartilhava dois recintos com os Parasaurolophus

Brachiosaurus inspirado no do primeiro filme. Arte feita por Niko rex.

 Seu recinto era vasto e com largos campos abertos cobertos com vegetação baixa e altas arvores assim como de seu próprio lago. Este recinto foi particularmente um dos mai importantes, pois teríamos de atravessa-lo para chegar ao Centro de Visitantes.

 Imagem do filme de 1993 da icônica cena dos Brachiosaurus e Parasaurolophus no lago.
 Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

-Dilophosaurus venenifer?

Dilophosaurus de Jurassic Park. Arte de W. rex.

 Esse terópode primitivo estava presente em três recintos, um no inicio, outro próximo ao recinto do T. rex, e o ultimo recinto já no final do tour. Esse era um animal venenoso e perigoso, entretanto, a cerca em que o continha era bem baixa em comparação ao do T. rex, por exemplo. Nessas cercas podíamos ver que dizia para deixar as janelas fechadas por causa de seu veneno.


Imagem do filme de 1993 da cena com animatrônico, onde um Dilophosaurus mata a Denys Nedry.
 Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 O recinto desse animal era o primeiro que visitaríamos. Seu recinto foi mal desenhado, pois havia uma densa selva e pontos de visão inadequados que fariam com que fosse difícil avistar este pequeno animal.

Imagem do filme de 1993, onde os protagonistas chegam ao recinto do Dilophosaurus.
 Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

-Gallimimus bullatus


 Desenho do Gallimimus do primeiro filme de 1993.
 Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Esse era provavelmente o dino mais rápido do parque e se parecia muito a um avestruz.
Gallimimus de Jurassic World Fallen Kingdom.
 Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment..


 Seu recinto estava próximo ao antigo recinto dos Raptores. Era um dos maiores recintos junto ao do T. rex. Estava rodeado por altas montanhas e, assim como o recinto do Brachiosaurus e Parasaurolophus, possuía de vastas pradarias e altas arvores, um habitat perfeito para esses animais.


-Parasaurolophus walkeri

Conceito de como era o Para no primeiro filme.


 Esse simpático herbívoro estava presente no mesmo recinto em que estavam os Brachiosaurus. Os Parasaurolophus de Jurassic Park tinham uma coloração verde, diferentemente dos Paras vistos nos filmes posteriores. Esse animal aparece pintado no mural do restaurante do Centro de Visitantes.


Imagem do mural do filme de 1993. Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Assim como já mencionado, o recinto desses hadrossauros tinha uma vasta área aberta com vegetação baixa, altas arvores e um grande lago.

 Manada de Paras no lago do filme de 1993.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

-Triceratops horridus

Triceratops de Jurassic World. Arte de Brian Switek.

 Esse grande herbívoro ficava em um recinto próximo ao do Tyrannosaurus e era muito bom com relação à visibilidade, pois o local era aberto e com pouca vegetação alta. 


Imagem de quando os protagonistas chegam ao recinto do Trike do filme.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Este teve um dos melhores recinto construídos no parque, já que tinha muita vegetação baixa e belas vistas e podíamos ver a esses grandes dinossauros de longe.

-Tyrannosaurus rex

Foto do animatrônico de T. rex do filme.
 Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.
 No parque, o Tyrannosaurus é o maior carnívoro. Seu recinto era o maior do parque e estava na parte  mais ao leste da ilha que os outros. Esse Tyrannosaurus foi apelidado como Rexy ou Roberta, e era descrita como perigosa e imprevisível, por isso Muldoon fica preocupado quando os visitantes chegam a seu cercado.


Imagem do filme de 1993. Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Seu recito foi equipado com uma enorme cerca elétrica, e contava com uma fossa de segurança em certas áreas. ele também tinha algumas pequenas jaulas onde eram colocados algumas cabras, isso com a intenção de atrair a T. rex.

Imagem do filme de 1993. Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

-Velociraptor antirrhopus nublarensis

Foto dos animatrônicos do filme de 1993. Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 O recinto desses seres estava entre o recinto de Rexy, dos Brachiosaurus e dos Gallimimus. Esse recinto estava em reforma no momento do incidente de 1993, porque os Raptores escapavam constantemente e atacavam vários trabalhadores, por isso os Raptores estavam em outro recinto que estava próximo ao Centro de Visitantes, que era menor e mais seguro, e temporário. Dentro desse recinto havia uma densa floresta com altas arvores tropicais.

Raptores lutando no jogo Jurassic World Evolution.
 Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Ao colocarem a Raptor, apelidada de Big One ou Clever Girl, no recinto de oito espécimes, ela matou quase todas as Raptores, deixando apenas duas vivas e se tornando a alfa.

Fase 1 - após abertura

 Obs.: A partir daqui grande parte das informações são especulativas.

 Nesta fase o parque já teria sido aberto ao publico. O parque teria seu auge e exibiria mais atrações como:

Jungle River Cruise



 Nessa atração era um passeio no rio principal de Nublar, onde iriamos, com uma pequena embarcação, passar nos recintos dos dinossauros (provavelmente não todos os do parque, pois o Dilophosaurus, por exemplo, seria um certo perigo, mas disso falarei logo a seguir). Essa atração apresentaria alguns dinossauros como:

-Microceratus gobiensis

Microceratus de Jurassic World. arte de Brian Switek.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 O Microceratus era um pequeno ceratopsídeo, como indica seu nome, e era uma criaturinha que talvez fosse mansa e dócil e pouco perigosa, ou não perigosa a uma pessoa. Esse dino seria a estrela dessa atração e o menor herbívoro do parque.

 Além de outros dinossauros já mencionados como o Stegosaurus, Parasaurolophus, etc. Essa atração foi repensada pois os Dilophosaurus cuspiam veneno aos barcos que aproximavam e os visitantes corriam perigo, então provavelmente foi retirado dessa atração, se ela não foi fechada.

Tour 2

 Aqui Passaríamos de novo aos recintos do parque, mas por mais recintos com novos dinossauros como o:

-Baryonyx walkeri

Baryonyx de Jurassic World Fallen Kingdom.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Esse seria o segundo maior carnívoro do parque depois do T. rex, com seus 9 m de comprimento.

 Seu recinto estaria próximo ao antigo recinto dos Raptores, e contaria com áreas alagadas para que se sentisse confortável e com uma densa selva tropical em pequenas montanhas.

-Herrerasaurus ischigulastensis

Representação de um Herrerasaurus baseado no do jogo Jurassic Park The Game.

 Esse é um dos dinossauros mais antigos que se tem registro. Seu recinto ficava localizado como um dos primeiros recintos do Tour 2. De acordo com o jogo Jurassic Park The Game, seu recinto estava localizado próximo a uma atração de montanha russa, chamada de Bone Shaker, mas isso não é considerado totalmente canon (não faz parte do Universo Cinematográfico  do Jurassic Park).

 Este tinha seu recinto próximo as colinas ao norte da ilha. Esse era considerado uma alternativa segura para substituir aos Raptores.

-Metriacanthosaurus parkeri

Metriacanthosaurus de Jurassic World The Game, com o padrão de pântano.

 Esse dino iria ser apresentada nesse segundo tour, seu recinto era próximo ao do Triceratops, na parte norte do parque. Além disso, no laboratório quando Dennis Nedry roubava os embriões podemos ver que tinha uma arte com o nome Metriacanthosaurus.


 Seu recinto estava em frente ao recinto do Triceratops e, assim como ele, era um dos melhores recintos devido a sua localização. Era coberto com pequenos prados e arbustos fazendo com que fosse melhor para ver esses terópodes. 

-Proceratosaurus bradleyi

Proceratosaurus de Jurassic World Alive.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Assim como no Metriacanthosaurus, esse foi um dos dinos que vimos como embrião o laboratório. Seu recinto estava próximo ao do Dilophosaurus e dos herbívoros.

 Seu recinto estava próximo aos portões de Jurassic Park. Compartilhavam as largas pradarias com a dos recintos dos herbívoros que seria bom para observar a esses pequenos dinossauros.

-Segisaurus halli

Segisaurus desenhado por Hellraptor.

 Seu recinto estava próximo ao do Stegosaurus. Esse dinossauro era um dos menores do parque, só perde para o Compsognathus.

 Seu recinto estava mais ao sul que os outros, e era coberto por uma larga área aberta, similar a uma savana, com um rio correndo ao norte onde observaríamos estes animais.

-Stegosaurus stenops

Stegosaurus baseado no do segundo filme. Arte de Niko rex.

 Seu recinto estava localizado próximo ao dos Segisaurus na parte mais ao sul do parque.

Bone Shaker

Parte da atração Bone Shaker. Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Essa era uma montanha russa em forma de esqueleto de T. rex que serviria para entreter os visitantes. Aparentemente outras atrações similares seriam construídas no transcurso da fase 2. Foi 90% construída. Não se sabe exatamente onde estava localizada, mas alguns teorizam que poderia estar localizada próxima ao recinto dos Herrerasaurus.

Fase 2

 Nessa fase já haveria algumas novas atrações surpreendentes como o:

 Aviário


 Um local que poderíamos ver a repteis voadores, pterossauros, e Nessa atração teríamos duas espécies de inicio:

-Pteranodon longipes

Pteranodon de Jurassic World. Arte de Ian Joyner.

 Estes Pteranodon provavelmente seriam as principais espécies do aviário. Esse grande réptil voador podia chegar a 6 ou 7 m de envergadura, isso é mais que o dobro da maior ave atual o albatroz, com seus 3 m.

 -Cearadactylus atrox

Cearadactylus, uma das criaturas brasileiras na franquia. Arte de hellraptor.

 Essa é uma das poucas criaturas brasileiras da franquia. Sua primeira aparição foi no livro de Crichton de 1990.

 O Aviário seria parte também do passeio no rio onde passaríamos por este recinto com pequenas embarcações como talvez canoas. Aqui podíamos ver a esses magníficos seres alados de perto.
 Outra atração que poderíamos ver nessa fase seria o:

Aquário

Aquário de Jurassic Park The Game.

 Esta atração estava planejada abrir após 6 meses da abertura oficial do parque, ela ajudaria para que houvessem mais gente no parque. Aqui veríamos a alguns dos grandes répteis marinhos do mesozoico de perto. Esta atração contaria com um:

-Tylosaurus pembinensis

Tylosaurus de Jurassic Park The Game. 

 Esse foi um tipo de mosassauro bem grande. De acordo com o jogo Jurassic Park The Game, Seu recinto, um aquário gigante, estaria no subsolo. Também podemos ver que era alimentado com peixes.
 Esse, ou outro como esse, poderia ter abrigado outros animais como talvez o:

-Plesiosaurus

Plesiosaurus de Jurassic World The Game.

 Esse seria uma alternativa de réptil marinho pré-histórico.

Dinossauros que poderiam ter sido exibidos posteriormente

 O parque estaria com praticamente todos os dinossauros presos em seus recintos, mas há um que foi introduzido acidentalmente na ilha antes da hora, os:

-Compsognathus longiceps

Compy de The Lost World: Jurassic Park. Arte de Nikorex.

 Esse serviria como um carniceiro oportunista na ilha e limparia as fezes e poderia lidar com algumas pragas na ilha como talvez ratos, insetos, etc. e para isso foi criado.

"Fases futuras"

 Em próximas fases poderíamos ver novos dinossauros, atrações, entre outros, mas quais seriam essas novas espécies? Essa pergunta não tem, e talvez nunca tenha uma resposta concreta:

Obs.: A todos que estou mencionando aqui é porque estão na lista de InGen, em Sorna já estavam criados e é obvio que seria para serem exibidos futuramente no parque.

-Carnotaurus sastrei

Chamaleon Carnotaurus do livro de Michael Crichton, de 1995, The Lost World: Jurassic Park. Arte de March90.

 Talvez veríamos um Carnotaurus Camaleão no parque e seria um animal novo no parque.

-Edmontosaurus annectens

Edmontosaurus de Jurassic World. arte de Brian Switek.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

-Mamenchisaurus sinocanadorum

Mamenchisaurus de Jurassic World Evolution.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

-Pachycephalosaurus wyomingensis

Desenho do Pachycephalosaurus usado em The Lost World.

-Troodon pectinodon*

Troodon de Jurassic Park The Game.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

 Esse pequeno terópode já tinha sido criado em 1993 pela Dra. Sorkin, mas Hammond não os aprovou para o parque, talvez por serem muito perigosos. Então talvez fossem colocados no parque depois, mas é provável que John Hammond não aprovasse assim como não aprovou anteriormente.

 Lista da InGen da DPG

 Abaixo estão alguns dinossauros que InGen provavelmente criaria depois, pois na época estavam incompletos(alguns como o Segisaurus e Herrerasaurus já foram da fase 2 então já estariam criados nessas fases futuras, isso pode incluir os outros da lista como o Allosaurus). Abaixo deixo a pagina dessa lista que mencionei e darei minha opinião sobre como seria usado e onde:
Lista da InGen, pagina 2.1. Imagem tirada do site da DPG.

-Allosaurus maximus?_12% do DNA completo

allosaurus de Jurassic World Evolution.

-Ankylosaurus magniventris_91% do DNA completo

Ankylosaurus de Jurassic World Fallen Kingdom.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

-Apatosaurus ajax_57% do DNA completo

Apatosaurus de Jurassic World. Arte tirada do site oficial do Jurassic World. Arte de Brian Switek.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

-Corytosaurus casuarius_97% do DNA completo

Corytosaurus, representando o de Jurassic Park 3. Arte produzida por Nikorex.

-Dimorphodon macronyx_36% do DNA completo

Dimorphodon de Jurassic World Fallen Kingdom.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

-Euoplocephalus tutus_9% do DNA completo

Euoplocephalus de Jurassic World Evolution, de Frontier.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.
-Pachyrhinosaurus canadorum_8% do DNA completo


-Suchomimus tenerensis_75% do DNA completo


Suchomimus de Jurassic World. arte de Brian Switek.
Propriedade de Universal Studius e Amblin entertainment.

O interessante desses dinos é que todos foram criados futuramente para Jurassic World.

 Grande parte dessas informações foram tiradas do vídeo do Youtube do canal Rima Fennec