quinta-feira, 21 de abril de 2022

Celacantos não mudaram/evoluíram durante mais de 400 milhões de anos? Isso refuta a Teoria da Evolução?


 Antes de responder essas perguntas, vamos entender o que é um celacanto.


-O que é um celacanto?


 Diferente do que algumas pessoas pensam, quando falamos coloquialmente "Celacanto", ou em inglês "Coelacanths", não estamos falando de um gênero de peixes (mesmo que exista o gênero Coelacanthus), mas sim de um grupo mais abrangente e extremamente diverso de peixes de "nadadeiras lobadas".


-Grupos associados à celacantos


 Existem dois grupos que são normalmente associados aos Celacantos (na forma coloquial), um deles é Actinistia, um grupo de peixes Sarcopterygii que surgiu no início do Devoniano, há aproximadamente 419 milhões de anos. Na imagem abaixo podemos ter uma ideia da filogenia desse grupo:


https://www.researchgate.net/figure/A-time-scaled-phylogeny-of-Actinistia-plotted-against-International-Chronostratigraphic_fig4_349631865

 Outro grupo, que, aliás, está incluído dentro de Actinistia, é Coelacanthiformes. Esse grupo surge também no início do Devoniano, mas um pouco depois, há aproximadamente 409 milhões de anos. Na imagem abaixo podemos ter também uma ideia da filogenia desse outro grupo:


https://www.researchgate.net/figure/Result-of-the-first-phylogenetic-analysis-based-on-35-actinistian-taxa-and-109_fig7_280776055

 Esclarecido de forma resumida o que é um Celacanto, vamos para a resposta da pergunta: 


Os Celacantos não mudaram/evoluíram durante mais de 400 milhões de anos? 


 Primeiramente, o que é evolução? Evolução se refere, resumidamente, à descendência com modificação, essas modificações surgem em decorrência de mutações genéticas, que podem ou não ser vantajosas para a espécie, e essas mutações devem ser hereditárias. Dentro da Evolução existem certos mecanismos, como a própria Seleção Natural e seus tipos*, Deriva genética* ou fluxo gênico*. Então evolução, num sentido biológico, não se refere à melhora, não é uma escadinha, não busca um ápice, mas sim são diversas modificações que produzem características que podem ou não "dar certo"*, e isso ocorre de forma similar a ramificações de uma árvore ou teias. Esclarecido o que é evolução, vamos entender o que é um "fóssil vivo".


Esqueleto de um gênero de celacanto, o Rhabdoderma.


 "Fóssil vivo" é um termo coloquial* para se referir à seres vivos que, durante milhões de anos, não sofreram grandes mudanças no seu "plano corporal" (bauplan), ficando parecidos com os membros mais antigos do seu grupo. Celacantos, Caranguejos-ferradura e Ginkgos são alguns dos grupos de seres vivos mais usados como exemplo de "fosseis vivos" (alguns preferem não usar esse termo, principalmente para referir-se aos Celacantos, pois podem trazer algumas confusões para um publico mais leigo).


Imagem que representa a história geológica e morfológica de caranguejos-ferradura em todo o Fanerozóico
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feart.2020.00098/full


 Todos os seres vivos evoluem, mas não significa que o façam na mesma "velocidade" ou "constância". Alguns grupos, como os próprios Celacantos, mantiveram basicamente o mesmo "plano corporal" durante milhões de anos, mas não se mantiveram idênticos, imutáveis, como alguns mal informados ou mal-intencionados indicam. A Teoria da Evolução não prevê que as espécies vão mudar com a mesma "constância" ou "rapidez", não prevê que sempre "um bicho vira outro totalmente diferente", isso vai depender muito das pressões seletivas que eles sofrerem.


Fóssil de uma folha de Ginkgo com uma folha de Ginkgo moderno.
https://www.bbc.com/news/science-environment-38057741


 Tendo essas informações em mente, sabemos agora que sim, celacantos evoluíram, não são seres que permaneceram imutáveis durante milhões de anos, acabamos de desvendar um mito popular que envolve esses "fosseis vivos". Os celacantos do mesozoico diferem dos de hoje, e os do paleozoico diferem dos do mesozoico e os de hoje, não são as mesmas espécies, não são os mesmos gêneros, e, em alguns casos, nem mesmo as mesmas famílias de celacantos. Abaixo temos duas imagens que mostram alguns exemplares de celacantos de duas famílias diferentes:


Imagem de artbyjrc. Essa imagem representa uma das famílias de celacantos, a família Latimeriidae (gênero-tipo Latimeria).

Imagem de artbyjrc. Essa imagem representa uma das famílias de celacantos, a família Mawsoniidae (gênero-tipo Mawsonia)


 Dentro do grupo dos celacantos temos muitas espécies, distribuídas em muitos gêneros, e não apenas um que surge no Devoniano e não mudou até hoje, isso é uma distorção propagada por alguns, principalmente criacionistas, na tentativa de refutar a Teoria da Evolução.


Quão diferentes podem ser os celacantos extintos?

Representação paleoartística de um Foreyia maxkuhni.

Um cladograma simples mostrando alguns exemplos de Actinistia. O celacanto da direita se trata do Foreyia maxkuhni.

 Foreyia é um gênero de celacanto da família Latimeriidae, a mesma dos celacantos atuais, Latimeria. Viveu no inicio do Triássico, há aproximadamente 240 milhões de anos, onde hoje é a Suíça. Esse é um exemplo perfeito de como o grupo dos celacantos é muito mais variado do que alguns indicam.

 

Fóssil de uma espécie pertencente ao gênero Coelacanthus, o C. granulatus.

Representação de outra espécie do gênero Coelacanthus, C. whitea.
arte de mamatlisham (https://www.deviantart.com/mamatlisham)


 Acima temos exemplos de outros celacantos, os do gênero Coelacanthus, um gênero de peixes que provavelmente viveu do final do Carbonífero (323-315 MAA*) até o início do Triássico (251-247 MAA). Podemos ver que o próprio gênero Coelacanthus é diferente dos celacantos atuais.

Essa imagem representa o período de tempo que cada gênero de celacanto viveu, note a diversidade

  Outro Celacanto, que é um pouco mais conhecido, é o gênero Mawsonia:

Representação paleoartística de Mawsonia sp.
http://www.sci-news.com/paleontology/mawsoniid-coelacanth-texas-10273.html

Uma comparação do esqueleto de um Macropoma, gênero de Latimeriidae, parente dos celacantos atuais (gênero Latimeria), e o gênero Mawsonia, um Mawsoniidae.

Comparação de tamanho entre um humano atual (Homo sapiens) e dois Mawsonia gigas.

 Esse celacanto é até conhecido por interessados por paleontologia, principalmente por ter convivido com Spinosaurus, mas nem sempre sabem que esse peixe é um celacanto. 

Abaixo temos imagens de alguns Actinistia, note que não são idênticos.

A-Miguashaia bureaui; B-Diplocercides heilostockiensis; C-Serenichthys kowiensis; D-Allenypterus montanus; E- Rhabdoderma elegans; F-Latimeria chalumnae (uma das espécies de celacanto atual)

 Então isso de que celacantos não evoluíram é um mito popular, e dizer que isso refuta a Teoria da Evolução também não faz sentido nenhum.


Explicações:


*Existem alguns tipos de Seleção Natural, como Seleção Natural Disruptiva, Estabilizadora e Direcional, além de outros tipos de Seleção, como a Seleção Artificial ou a Seleção Sexual.

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tipos-selecao-natural.htm

https://youtu.be/yUuwP3tPvPQ

https://pt.wikipedia.org/wiki/Seleção_estabilizadora

*Deriva genética:

https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/heredity-and-genetics/a/genetic-drift-founder-bottleneck

*Fluxo gênico:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fluxo_g%C3%AAnico

*Uma coisa que tem que ser esclarecida é que evolução também não ocorre simplesmente ao acaso (totalmente aleatório) ou na sorte, posso aprofundar em um ou mais posts futuros.

*"Fóssil vivo" se trata de um termo coloquial e não cientifico, e que, infelizmente, ainda causa muita confusão em leigos. por que esse termo não é muito recomendável: https://www.theguardian.com/science/2016/jul/06/why-its-time-to-make-living-fossils-extinct

*MAA é uma abreviação de Milhões de anos atrás, em inglês MYA (ou apenas MA), Million years ago.


Fontes e leituras/vídeos recomendáveis:


https://nixillustration.com/tag/actinistia/

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/bies.201200145

https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371%2Fjournal.pone.0108036

https://www.paleozoobr.com/actinstios-actinistians

https://www.mindat.org/taxon-4839081.html

https://ecoevocommunity.nature.com/posts/48106-new-insights-into-the-old-four-legs-unveiling-the-development-of-the-coelacanth-s-skull-and-brain

https://www.youtube.com/watch?v=Kyp9X7ubP9Q&t=96s

https://www.youtube.com/watch?v=6AddNL5e_Gc

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC23015/

https://pt.khanacademy.org/science/biology/x324d1dcc:more-about-evoluation/x324d1dcc:artificial-selection/a/evolution-natural-selection-and-human-selection#:~:text=A%20sele%C3%A7%C3%A3o%20artificial%2C%20tamb%C3%A9m%20chamada,como%20acontece%20na%20sele%C3%A7%C3%A3o%20natural.


Obs.: Se sentirem a necessidade de corrigir ou complementar algo façam por favor!