terça-feira, 9 de abril de 2019

Velociraptor sornarensis e nublarensis (Jurassic Park)


1-História:

 A primeira aparição desse animal na franquia foi no livro de Crichton de 1990, intitulado Jurassic Park, no qual teve até mais participação que no filme. No livro se aprofunda mais sobre a sua inteligência e comportamento. É realmente aconselhável ler o livro.

 Desde o primeiro filme de Jurassic Park até Jurassic World Fallen Kingdom (óbvio que irá participar de Jurassic World dominium) suas aparições são, em sua maioria, um verdadeiro espetáculo visual.

 Desde uma das melhores e emblemáticas cenas da franquia de uma das raptores está abrindo a porta na cozinha, que estão Lex e Tim, e depois pede ajuda a outra das raptores, e no segundo filme quando atacam os caçadores na grama alta, no terceiro que demonstram que podem fazer armadilhas para capturar suas presas, e nos dois filmes até então feitos do Jurassic World que, no primeiro, deixa claro que, ao menos aqueles raptores, podiam seguir ordens humanas se treinados e, principalmente no segundo, mostra que cada raptor tem sua personalidade, por exemplo, há uma cena no filme da Raptor Squad bebê que mostra o comportamento de ao menos duas das quatro raptores, Delta e Blue, Delta mostra ter um comportamento, diria eu, agressivo perante Owen quando demonstra estar vulnerável, já Blue se comporta de forma distinta, em vez de atacar a Owen ela o anima, ou algo similar, isso pode explicar porque ela ajudou a T. rex à lutar com a Indominus rex, no final do primeiro Jurassic World.

 Na franquia teve participação também em jogos eletrônicos, como Traspasser: The Lost World, Jurassic Park: The game, Jurassic World: lego, entre outros.

 Na lista da InGen pode-se observar que, em Sorna, havia inicialmente 18 raptores e provavelmente foram liberados no furacão que ocorreu depois do incidente de 1993, e, pela capacidade de mudar de macho para fêmea, e vesse versa, por causa do DNA anfíbio. Em Nublar havia 8 raptores inicialmente mas, como disse Muldoon, quando Big One chegou e matou a todos exceto 2  que são as que participam do filme junto a Big One. Apos os incidentes não se sabe se a espécie foi extinta em Nublar ou não. Em 1997, a expedição de Ian Malcon e sua equipe e a de InGen foram surpreendidos tanto na grama alta quanto na "vila dos trabalhadores", onde talvez se instalaram e fizeram ninhos, como pássaros fazem poleiros em locais abandonados.

 Os raptores de Jurassic Park 3 são os mais "únicos" e controversos, pois não se sabe de onde saíram exatamente, se foram criados de forma distinta dos outros raptores, ou se "evoluíram" de um filme a outro, mas é certo que estes são muito inteligentes e realistas, pois possuem vestígios de penas, ou protopenas, na cabeça.

 Em Jurassic World, a Raptor Squad tinha quatro integrantes: Charlie, Echo, Delta e Blue, cada uma, aparentemente com sua personalidade. Algo interessante é que cada raptor tinha sua coloração única, por quê? Basicamente porque tinham sido produzidas de formas distintas, Blue provavelmente possuía genes de lagarto monitor de garganta negro, ou lagarto monitor azul arborícola dando-a sua coloração tão distinta, Delta e Echo tinham genes de aves e Charlie de iguana-verde. Isso é visto na pagina de Masrani Global Corporation.

2-Anatomia, desenho e características:

 Nos livros tinha duas colorações diferentes uma mais amarelada com partes listradas vermelhas, que, de acordo com o livro, era a versão de cativeiro, e uma versão selvagem mais esverdeada com listras amarronzadas, talvez para se camuflar. Tinham um tamanho grande para um velociraptor. Um dato curioso é que no livro fala que seu nome cientifico era Velociraptor antirrhopus, familiar, não?
Talvez porque seja o nome de outro dinossauro, o Deinonychus antirrhopus.

Raptor em cativeiro(acima), e o Raptor selvagem(abaixo)


 No primeiro filme, em 1993, sua anatomia é um pouco diferente, pois não muda de cor e suas cores são mais amarronzadas. São todas praticamente idênticas em aspecto, mas Robert Muldoon menciona que há uma que, de acordo com ele, é a maior, mas isso não é muito notável no filme, essa raptor era a alfa das três, foi apelidada de "Garota esperta" e "Big One". Na lista da InGen liberada pela pagina da DPG, nos da algumas informações sobre os dinossauros das ilhas, e na parte que fala sobre Nublar podemos ver que fala que inicialmente haviam 3 Raptores( isso entre 1994 e 1996), e naqueles tempos da limpeza de 1994 não foi reportado nenhum avistamento de Velociraptor na ilha, já posteriormente algumas carcaças de filhotes de Raptor foram achados na ilha, sendo provavelmente os Raptores que nasceram dos ovos vistos por Grant e companhia ao encontrarem um ninho na selva e descobrirem que os dinossauros estão podendo procriar.




 No segundo filme nos apresentam, além das raptores de cor marrom, a raptores com uma coloração tigrada, com um laranja com listras escuras no corpo e a parte ventral de cor branca. Por que são tão distintos? Porque é um caso de dimorfismo sexual, que é alguma característica, normalmente física, que ajuda a distinguir os sexos de determinada espécie, um bom exemplo é o do pavão, o macho exibi cores chamativas já a fêmea possui cores menos chamativas, As de cores menos chamativas, de coloração marrom, são fêmeas já os com cores mais fortes e chamativas, os tigrados, são machos. Esses machos são apelidados de "Raptor Tiger", por causa da sua cor similar a de um tigre.


 Os raptores do terceiro filme sofreram mudanças drásticas no desenho, tendo focinhos mais longos, cristas na cabeça, no caso dos machos era vermelha, e nos machos protopenas na cabeça e cores mais chamativas, desde uma coloração principalmente escura com uma faixa vermelha no dorso e outra mais clara nas laterais do corpo e alguns detalhes de vermelho nas patas frontais e traseiras e a parte ventral mais clara, nas fêmeas as cores são menos chamativas com uma cor quase branca no corpo com alguns detalhes escuros em certas partes do corpo e em volta dos olhos nas fêmeas era avermelhado e nos macho era azulado.

Fêmea

Macho

 Algo que algumas pessoas confundem é que no filme acham que a raptor branco é macho só por ser a alfa. Algo que também os distingui é a pupila, Nos do JP3 tem ela redonda, como nas aves, já os dos primeiros e Jurassic World a tem vertical, mais similar a de alguns repteis.


 A nova trilogia nos apresentou algumas coisas novas, uma dela foi a "Raptor Squad", ou "Esquadrão Raptor", na qual havia quatro raptores: 



-Charlie: que tem uma coloração verde com listras com verdes mais escuras ao longo do corpo, pelos genes de iguana-verde:


Charlie

-Echo: com coloração marrom relativamente claro com listras de cor azul escuro ao longo do corpo e uma cicatriz no lado direito da cabeça derivada de uma batalha que teve com Blue na infância por liderança:


Echo

-Delta: com uma coloração verde no corpo todo com partes mais claras que outras:


Delta

-Blue: que possui uma coloração acinzentada na maior parte do corpo com a franja azulada que percorre seu corpo desde trás dos olhos ate quase a ponta da cauda:     


Blue


 No projeto IBRIS, no qual testava a inteligência dos raptores, havia, além da Raptor Squad, outra raptor mas esta é mais misteriosa, Sujeito V-2, a quinta raptor, sabe-se pouco sobre sua coloração, pois a única imagem que há dela é essa abaixo. Sabe-se que tinha uma cor marrom principal e uma curta faixa azulada, e algumas cicatrizes. Não se sabe qual foi seu destino, talvez foi sacrificada por ser muito violenta ou ficou em um recinto de contenção só para ela.       

Subject V-2

3-Real VS JP:

 Como dá para se observar abaixo, o raptor real era menor, tinha penas, focinho longo e fino.

 Os raptores da franquia Jurassic Park/World são grandes, sem penas, com focinho relativamente curto e grosso, muito agressivo.



4-Curiosidades:

 Nos Concept art do primeiro filme aparece o nome Deinonychus, isso pode indicar que inicialmente poderiam ter pensado em chama-las de Deinonychus em vez de Velociraptor.

 Nos primeiros conceitos do que ocorreria em Jurassic World, ou Jurassic Park 4, a Raptor Squad não seria composta por Velociraptores, mas sim Deinonychus.

 A camuflagem do tigre na Ásia é usada melhor em locais com vegetação alta, por isso ele possuía listras escuras em um corpo alaranjado, e talvez por isso o "Raptor Tiger" tenha sua coloração, pois um dos meios onde vive era de vegetação alta.

 Sabia que a dita câmara de ressonância do raptor do JP3 não é real, na verdade é a câmara de ressonância de um cachorro aumentado de tamanho. Para mais informações pode ver o vídeo do canal do YouTube "Eu coleciono dinossauros", nela há um vídeo muito bom sobre isso e aprofunda mais sobre o assunto em questão e outros.


 Na linha de brinquedos de 1998, Chaos Effect, foi lançado um raptor chamado "Raptor Alfa", Que é um raptor modificado geneticamente para ser maior, mais forte, mais inteligente, mais mortal.

Raptor alpha

 Originalmente no lugar de Blue haveria um raptor macho nomeado Red pela faixa vermelha que cobre as laterais do seu corpo.


Raptor Red

 Muitos fans não gostam de algumas cenas dos filmes mas uma cena de Jurassic Park 3 é uma das principais por ser muito absurdamente boba.



 Na mansão Lockwood havia em um dos dioramas um raptor dissecado junto a um Dilophosaurus, e esse raptor tinha um padrão de cores ligeiramente similar aos raptores do segundo filme.


Diorama da mansão Lockwood com um Raptor e Dilophosaurus

5-Comportamento e alimentação:


 Esses animais apresentam um comportamento muito agressivo com humanos e demonstram ter uma inteligencia muito alta, por exemplo, em Jurassic park esses animais conseguiram abrir portas demostrando a capacidade de resolver problemas. Em The Lost World, eles parecem ter um comportamento um pouco desorganizado e parecem mais torpes que nos outros filmes pois em uma cena dois começam a brigar e deixam Sarah Harding escapar. Em Jurassic park 3, podemos ver que apresentam um comportamento muito mais inteligente, organizado e podemos ver que possuem a capacidade de se comunicar a distancia com complexos sons,  isso é mais abordado nesse filme que nos anteriores. Em Jurassic World, podemos ver quatro Raptores, aparentemente cada um possuía uma personalidade distinta, principalmente Blue. Um das situações foi quando Blue e Echo lutam pela "coroa" para ver quem sera a líder e Blue vence, ai podemos ver que Echo é mais impulsiva, e Charlie respeitava a liderança de Blue, e Delta também, alem de ser o "braço direito" de Blue.
 Todos os Raptores são carnívoros e no primeiro filme são alimentados com carne bovina, no segundo, no terceiro e no quinto caçavam outros dinossauros das ilhas, em Jurassic World os integrantes da Raptor Squad eram alimentados com ratos congelados.

6-Produtos:

 Os Raptores são um dos dinossauros mais famosos e populares da franquia e por isso possui vários produtos distintos, como por exemplo:

Brinquedos:

  Os brinquedos são um dos produtos mais abundantes dessa franquia e bem interessantes.

Kenner/ Hasbro:

1993


 Em 1993 Kenner lançou principalmente duas figuras de Raptor, uma que era eletrônica e produzia sons.


 E outra que era mais básica mais muito mais conhecida, que fazia um ação interessante que era de abrir e fechar as mandíbulas, simulando uma mordida.

1997-1998



 Assim como em 1993, em 1997 Kenner produziu duas versões de Raptor, uma eletrônica que produzia sons.


 E revenderam a figura de 1993 com uma cor um pouco diferente, ao menos algumas coisas.



 Em 1998 foi feito um repintado do Raptor do ano anterior para a linha de brinquedos Chaos Effect, com uma coloração mais viva, e nomeada de Alpha Raptor.

2001

 Hasbro lançou a linha principal de Jurassic Park 3, e um dos dinossauros foi obviamente o Raptor, como o Raptor alfa:


 Fizeram uma Raptor macho do filme que possuía duas ações, que era morder e arranhar usando as garras das mãos, e produzia sons.


 Também fizeram a fêmea do filme essa podia fazer uma ação de mordida similar a aos de 1993 e 1997, basicamente é uma remodelagem. 



 E fizeram vários repintados das figuras anteriormente mencionadas como a chamada CamoXtreme.

2015


 Em 2015 Hasbro lançou varias figuras desses animais como as da Raptor Squad:

 Infelizmente tiveram falhas graves como a ausência da famosa garra retrátil dos Raptores, algo inaceitável em qualquer figura de Velociraptor, para alguém que quer uma boa figura. Alem desse erro, não há erros tão graves, mas o detalhamento era um pouco inferior alem da coloração ser um pouco fracas em detalhe e, no caso de Blue, uma cor totalmente diferente da vista no filme e nem tinha a característica franja azulada de Blue, que literalmente lhe dá o nome.

Mattel:

2018-2019

Mattel produziu uma das melhores figuras da franquia, os Raptores da Mattel são muito bem detalhados e os mais parecidos a sua versões fílmicas, e isso com relação a os dinossauros em geral.

 

 Algumas das figuras principais de Raptor são baseadas em Blue, por ser a Raptor principal dos dois últimos filmes. Uma das figuras foi uma que possuía uma ação de salto que funcionava mais ou menos bem, e sua pintura é muito bem detalhada e em geral é uma boa figura, mas o ponto que muitos, eu incluído, não gostaram foi o fato de seu cranio não ser o de Blue mas o de um V. a. sornarensis. Essa Raptor pertence a linha Store Pack e que vinha com uma figura de Owen.


 Mattel relançou essa figura para sua versão Dino Rivals da linha Savage Strike que é exatamente a mesma figura, infelizmente.



  Outra figura mais básica de Blue foi lançada em 2018 que pertencia a linha Attack Pack que, com relação a seu molde, se parece mais a Blue do filme. A figura é um pouco menos detalhada que a do Store Pack, mas não deixa de ser uma boa figura. Possui articulação na mandíbula, braços e pernas.


 Alem disso, houve uma figura de 6 polegadas de Blue que possuía articulação apenas nas pernas e braços, alem da cauda.


 Mattel fez mais uma figura de Raptor mas esta não era baseada em Blue, mas era um Raptor verde sem um nome especifico. Foi apelidada de "O Raptor verde", por obvias razões. Não se trata de uma figura de Delta ou Charlie mas é só um Raptor genérico.


 Uma linha especifica de figuras foi feita e chamada de Battle Damage (dano de batalha), e foram produzidos dois Raptores, Um Raptor marrom e amarelo genérico e uma figura de Blue, a qual é considerada pela maioria, eu incluído, a melhor versão de Blue feita por Mattel.


 O resto da Raptor Squad também foi feita por Mattel, como:

Delta:

Charlie:

Echo:

 Legacy Collection é uma linha de brinquedos baseado nos filmes anteriores e foram feitos alguns Raptores como:

 O Raptor baseado no do segundo filme que saltava como uma das versões de Blue. Algo "negativo" é o mesmo que ocorreu com Blue, o cranio esta errado, isso considerando sua especie. Mas mesmo assim é considerada a melhor versão de Raptor com esse molde.


 Mattel ia lançar uma versão baseada no Raptor macho de Jurassic Park 3 que realmente estava muito bonito. Mas infelizmente foi cancelada e seu molde foi usado para fazer um Raptor Savage Strike com outra coloração. Foi uma decisão que eu diria que não foi tão boa, mas a versão que "substituiu" esta não esta tão mal.


 Mattel fez varias outras figuras de Raptor, alem das mencionadas aqui.

LEGO:

2015


 LEGO fez alguns sets com figuras de Raptor com a Raptor Squad. Alguns Raptores vinham com as câmeras que carregavam quando os Raptores caçavam a Indominus rex.

2018

 Alguns sets também foram feitos com esses animais nesse ano, como os exemplos abaixo:


Colecionáveis(Oficiais):

Funko Pop


 Esta figura de Raptor esta baseada nos Raptores do primeiro filme.


 Outra figura Pop de Raptor foi feita, a qual esta baseada em Blue, e esta muito bem para um Funko.

Jogos:

 Em vários jogos da franquia o Velociraptor participou e aqui citarei 7 exemplos:

The Lost World: Trespasser


 Esse é um jogo em primeira pessoa que retrata acontecimentos que aconteceram após o segundo filme, mas o qu ocorre no jogo não é considerados canon dos filmes. Os Raptores deste jogo apresentam distintas colorações, pois são de distintas "tribos". É uma das principais ameaças do jogo ao jogador.

Jurassic Park Operation Genesis(JPOG)


 Esse foi um dinossauro muito perigoso e que precisávamos nos assegurar que não fugiria e provocaria o caos em seu parque, algo que é difícil. Nesse jogo esse animal tem a coloração da Raptor fêmea de Jurassic Park 3, e, diferentemente dos Raptores dos filmes, seus fosseis são achados na Asia.

Jurassic Park: The Game



Nesse jogo esse é um dos principais antagonistas, causando vários problemas aos personagens. Os Raptores vistos nesse jogo não são os mesmos do filme mas são Raptores que a dra. Sorkin criava para estudo.

Jurassic Park Builder

ataque especial do Raptor.

 Esse é um dos primeiros dinossauros que conseguimos no jogo, e não é um dos mais fortes do jogo. Seu desenho é bem interessante e sua coloração é similar a dos Raptores do primeiro filme.

Jurassic World: The Game

Aparecia do Raptor entre os níveis 31 e 40.

 Nesse jogo o Velociraptor é um dos dinossauros que conseguimos desbloquear. Possui um desenho similar aos Raptores do primeiro filme, quando no nível 10. Seu DNA é usado para fazer o Indominus rex no jogo, junto ao do T. rex. O super-DNA de Velociraptor é usado para criar o Indoraptor no jogo.

Jurassic World Alive


Raptor genérico.
Blue, Charlie, Delta e Echo.


 Nesse jogo temos uns 5 Raptores, aos da Raptor Squad e um Raptor genérico. A maioria é classificada como carta Rara mas Blue é uma carta Épica.

Jurassic World Evolution

Raptor com a coloração básica.

 Nesse jogo o Velociraptor é, assim como no JPOG, uma das criaturas mais perigosas que temos a disposição no jogo e cria-lo exige nossa atenção para que eles não provoquem o caos, e para evitar isso devemos deixa-los confortáveis.


3 comentários:

  1. Muito top essas informações legais inclusive algumas eu não sabia tipo o raptor branco e fêmea e o preto o macho do JP3

    ResponderExcluir